sábado, 11 de março de 2017

Balaio Cultural de Tuparetama tem moção de aplausos tumultuada por vereadores da oposição

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Tuparetama


Nesta segunda (06), o realizador cultural de Tuparetama, Fernando Marques, foi receber moção de aplausos no poder legislativo da cidade pelos 6 anos de plena atividade do evento Balaio Cultural. Na ocasião os 5 vereadores da oposição tumultuaram a homenagem oferecida a Fernando apresentando uma moção de repúdio. A moção de aplausos foi oferecida pelo vereador da situação Diógenes Patriota (SD) com o objetivo de homenagear a cultura da região.

A moção de repúdio tratava de outro assunto e poderia ter sido colocada em outra ocasião, mas os vereadores colocaram na mesma sessão da câmara com a clara intenção de tumultuar a homenagem. Os agravos foram de imediato repudiados pelo vereador da situação, Arlan Markson (PSDB), que em sua fala na tribuna parabenizou e defendeu Fernando dos ataques verbais de outros vereadores. “Parabéns e espero que você, Fernando, não venha aqui outra vez para passar por todo este constrangimento”, falou Arlan.

O realizador cultural concordou e disse que só voltaria à câmara para discutir cultura e não política partidária. Segundo a fala de Fernando Marques, na tribuna, a câmara sempre tem sido omissa com o Balaio Cultural.

“Agora esta casa (Câmara dos Vereadores) quer colocar em cheque meu trabalho à frente do evento. E para isso estão afirmando que o nome Balaio Cultural não é projeto de minha autoria só para não deixarem eu receber uma moção de aplausos. E ainda me acusam de ter roubado o nome do evento de outro artista”, disse Fernando. Os artistas presentes reagiram com rumores a estas acusações.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo realizador cultural, o vereador Valdir Tunu (DEM) falou o seguinte: “Eu quero parabenizar Fernando pela realização de 6 anos do evento Balaio Cultural”.

Ainda na justificativa para oferecer a moção de aplausos estava o fato do evento já ter recebido “mais de 1.500 artistas e está sempre divulgando a cultura sertaneja” lembrou Diógenes. Artistas de toda região rapidamente, na manhã desta terça-feira (07), apresentaram manifestações em versos a favor de Fernando Marques.

Os poemas têm o objetivo de mostrar aos políticos que não é o nome de um evento que faz dele contínuo, respeitoso e importante para a cidade, mas sim o trabalho. Seguem 3 poemas de artistas diferentes:

Poema 1

Balaio, um palco imenso
Da cultura popular
Onde fui me apresentar
Mesmo estando meio tenso 
Hoje aqui há um consenso
Que essa festa cultural
É quem traz cura pro mal
Com poetas cantadores 
Repudio os traidores 
Da Câmara Municipal.

Uma colcha de poetas
Com um "tiquin" de cada parte
Contemplam o dom da arte
Com suas almas inquietas
As poesias bem seletas 
Não visam nada de mal
Só defendem o ideal
De poetas sonhadores
Repudio os traidores
Da Câmara Municipal

Autor: Anderson Brito
Mote: Aderval Soares                      


Poema 2

Quem dar suporte a cultura
Do velho artista e do novo
Tem todo apoio do povo
E ganha sempre estrutura.
Mas aquele que supura
Contra a massa cultural
Vai ter repúdio total
Nesse pajeú das flores
"Repudio os traidores
Da câmara municipal"


Eu repudio os engodos
De político ruim, lacaio
Sou a favor do balaio
Porque sempre foi de todos
Faço parte dos "IODOS"
que tentam curar o mal
Um câncer que é nacional
E não só de vereadores
"E repudio os traidores
Da câmara municipal"

Autor: Thiago Gomes.
Mote: Aderval Soares.

Poema 3

Como pode "defensores" de um povo 
Defender que se acabe uma cultura 
Dum evento que produz uma mistura 
Do antigo, atual, também do novo? 

Não se pode misturar com nossa arte 
A doença que se chama a tal Política 
Que já vive machucada, vive crítica 
Mesmo assim sempre faz a sua parte 

Carcarás se apoderam do poder 
Esperando o mais fraco apodrecer
Sendo forte vem o medo de atacar

Eu apoio que a cultura siga viva 
Dos ataques, que o poeta sobreviva
Pro BALAIO CULTURAL não acabar

Autor: Petrônio Bernardo

Bancada de oposição dos vereadores de Tuparetama

A bancada de oposição é formada por Danilo Nunes (PDT), Plécio Galvão (PSL), Vanda Silvestre conhecida como Vandinha da Saúde (PSD), Orlando Ferreira conhecido como Orlando da Cacimbinha (PMDB) e Priscilla Filó (PSL).


Balaio Cultural

Balaio Cultural é um projeto idealizado pelo artista e produtor cultural Fernando Marques em janeiro de 2011 e realizado no primeiro sábado de cada mês. É um evento mensal, artístico, voluntário e democrático, sem fins lucrativos, de livre acesso ao público, sem cobrança de ingressos ou taxas.

O objetivo do Balaio Cultural é divulgar a cultura sertaneja, os artistas e talentos de Tuparetama e região em todas as suas linguagens: repente, poesia, declamação, dança, música, artes plásticas, teatro, vídeo, cinema e artesanato entre tantas outras.