sábado, 11 de março de 2017

Carnaval: Estudantes da rede municipal festejaram com muita folia

Todas as escolas realizaram comemorações

Informações da Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Tuparetama



As Escolas Municipais de Tuparetama realizaram nesta sexta-feira (24) o carnaval ao ritmo do frevo. Os alunos prepararam durante a semana fantasias e adereços com orientações dos professores. Hoje os estudantes, da creche ao ensino fundamental, fizeram desfile de fantasias, concurso de passos de frevo, molha molha, jogo de futebol das virgens e saíram pelas ruas da cidade com blocos de folia, entre outras comemorações.

O diretor da Escola Francisco Zeferino Pessoa, Hélio Gustavo, trabalhou a semana com oficinas de dança e confecção de máscaras e fantasias com os alunos do 1 ao 9 ano. Hoje Hélio colocou o carro de som acompanhando os estudantes no percurso da escola até a Quadra Poliesportiva Gov. Eduardo Campos, na Vila Bom Jesus, que foi decorada com ajuda da comunidade.

Na quadra ocorreram desfiles, brincadeiras e o concurso de fantasias do Rei e da Rainha da escola que elegeu Ana Clara de 10 anos como rainha vestida de Passista do Frevo. O título de rei ficou com José Michael de 9 anos fantasiado como a Catráia da Misericórdia. "Nosso trabalho teve o objetivo de incentivar a arte infantil e também homenagear os carnavalescos antigos de Tuparetama", disse o professor Hélio Gustavo.

As crianças da Creche Mikaelle Nunes tiveram brincadeiras com palhaços, premiações das melhores fantasias e receberam pipocas, balas e pirulitos.

O frevo da troça carnavalesca Só no Pé embalou os alunos da Escola Pe Adelmo Santos Simões pelas ruas da cidade. E a Escola Francisco Chaves fez o carnaval no Ginásio Municipal Euclides Miguel com apresentações de blocos relembrando o mela mela de outras épocas da cidade.

O carnaval dos estudantes do distrito de Santa Rita foi na Quadra Poliesportiva da Escola Anchieta Torres e nas ruas da comunidade. Mais uma vez os alunos expressaram a espontaneidade e a alegria com a qual o brasileiro festeja o carnaval.

O Carnaval do Vila na Folia

O diretor da Escola Municipal Francisco Zeferino Pessoa, Hélio Gustavo, retornará agora à tarde às ruas da Vila Bom Jesus com os estudantes do 6 ao 9 ano. Está marcado para os alunos mostrarem o trabalho de pesquisa que fizeram durante a semana em visita à Casa da Cultura para pesquisar os antigos movimentos carnavalescos da cidade.

O Carnaval do Vila na Folia foi um nome dado pelos alunos ao bloco que deve desfilar pelas ruas da Vila Bom Jesus finalizando o percurso na Quadra Poliesportiva Gov. Eduardo Campos.

"Com estes alunos nosso objetivo foi resgatar a história do carnaval na cidade. E com isto fico satisfeito com a dedicação e responsabilidade com que os estudantes e todos da escola fizeram este trabalho", falou Hélio Gustavo.

Veja mais fotos abaixo: