sexta-feira, 17 de março de 2017

Sávio Torres continua inovando e oferece médico especialista em neurologia

O próximo atendimento do neurologista vai ser no distrito de Santa Rita dia 24/03. O município realiza também o exame de eletroencefalograma exigido em alguns casos da neurologia

Assessoria de Comunicação do Governo de Tuparetama


O prefeito Sávio Torres após implantar as duas especialidades pediátricas, a odontológica e a clínica, insere a especialidade de neurologia na rede pública de saúde de Tuparetama. A rede pública está oferecendo também o exame de eletroencefalograma com equipamentos que o neurologista Drº Renato Grangeiro colocou à disposição do município a custo zero. “Nosso objetivo é atender mais esta demanda de pacientes na nossa rede de saúde, área que coloquei como prioritária”, disse Sávio Torres.

Segundo Drº Renato que também é o diretor Clínico do Hospital Severino Souto de Siqueira de Tuparetama a dor de cabeça é a doença mais comum nesta área e afeta pessoas de todas as idade. "Entretanto, as mulheres em idade fértil são as mais atingidas", ressaltou Drº Renato. O neurologista atende 5 vezes no mês sendo 02 no PSF da Vila Bom Jesus, 02 no Posto Sede, José Luciano de Lima e 01 no distrito de Santa Rita, sempre a partir das 14h. São atendidas 25 pessoas por semana, somando 100 consultas no mês.

Drº Renato é conhecido em Tuparetama por seu carisma e estava realizando mais de 40 consultas clínicas por semana. Ao falar sobre a necessidade de limitar em 25 consultas por semana, o neurologista ressalta o seguinte: "A especialidade neurológica exige um olhar mais detalhado do médico e requer mais tempo na consulta". O próximo atendimento do neurologista vai ser no distrito de Santa Rita dia 24/03.

O exame de eletroencefalograma é requisitado nos casos epilépticos, de demência ou retardo mental, entre outros. “Este exame não é de fácil acesso pelo SUS e muito caro para pagar em clínicas particulares.  Por isso, a população de Tuparetama não teria condições de fazer com recursos próprios. Então, resolvi deixar um equipamento meu à disposição do município com custo zero”, disse o Drº Renato.

As doenças neurológicas mais comuns são os distúrbios do sono, o acidente vascular cerebral (AVC), o esquecimento, as convulsões e os problemas no nervo periférico ou muscular.

O neurologista Drº Renato Grangeiro é formado em medicina pela Faculdade de Medicina de Campina Grande-PB com pós-graduação em neurologia pelo Instituto de Pesquisas Médicas e Científicas (IPEMED) de Salvador-BA.


Horário de atendimento dos Postos

Unidade Básica de Saúde José Luciano de Lima ( SEDE)
07:00 às 12:00
14:00 às 16:00

Unidade Básica de Saúde Vila Bom Jesus
07:00 às 12:00
14:00 às 16:00

Unidade Básica de Saúde Santa Rita
07:00 às 13:00