quarta-feira, 26 de abril de 2017

Os postos de saúde de Tuparetama estão vacinando contra a gripe

Todos devem levar a caderneta de vacinação


Fábio Rocha da Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Tuparetama

Dentro da campanha do Ministério da Saúde a secretaria de Saúde de Tuparetama está vacinando até 26 de maio contra a gripe na rede de postos de saúde do município. O grupo prioritário de pessoas que deve se vacinar são os profissionais da saúde, professores, pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, mães no pós-parto, portadores de condições especiais e gestantes. Todos devem levar a caderneta de vacinação.

A partir desta edição da campanha, professores das redes pública e privada passam a fazer parte do público-alvo. Segundo o Ministério da Saúde o motivo é que estes profissionais trabalham com um grande número de pessoas diariamente ficando expostos à contaminação.

É importante que todos do grupo definido busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde e não deixe para se vacinar em cima da hora. É preciso que todos estejam devidamente protegidos, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito.


Segundo o Ministério da Saúde o objetivo é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal.