segunda-feira, 15 de maio de 2017

A secretaria de Desenvolvimento Social de Tuparetama realizou nesta segunda (15) ação de combate a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

O telefone para a denúncia é o 100

Por Fábio Rocha da Assessoria de Comunicação do Governo municipal de Tuparetama

A prefeitura através da secretaria de Desenvolvimento Social de Tuparetama realizou ação nesta segunda-feira (15) para lembrar o 18 de maio. Neste dia é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Foram distribuídos panfletos na feira livre da cidade.

Caso alguém tenha a suspeita ou conhecimento de uma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência o telefone para a denúncia é o 100. Participaram da ação também o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), o conselho Tutelar, a coordenadoria da Mulher de Tuparetama e o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV).

O panfleto informa que edução sexual é fundamental para garantir o desenvolvimento sexual saudável de crianças e adolescentes. Esta atitude pode livrar os indefessos de preconceitos, mitos e tabus.

Por que 18 de maio? Neste dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos.

O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.


Portanto, esse é um dia em que toda a população do Brasil deve se manifestar contra a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes.