terça-feira, 15 de agosto de 2017

A secretaria de Saúde de Tuparetama está aplicando a 2º dose da vacina contra HPV

Para a prevenção acontecer é preciso tomar as duas doses da vacina


Por Fábio Rocha da Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Tuparetama

A secretaria de Saúde de Tuparetama está aplicando a 2º dose da vacina de HPV. Esta é para meninos entre 11 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e para meninas de 9 a 13 anos. A vacina previne verrugas genitais e câncer, entre outros, de pênis, anus e orofaringite nos meninos e de colo de útero, vulva, vaginal e anal nas meninas. A rede de saúde aplica também em dose única a vacina de Meningite C para ambos os sexos entre 12 e 13 anos.

Os meninos e meninas que tomaram a primeira dose da vacina de HPV não precisam de autorização nem estarem acompanhados dos pais para receberem esta 2º dose. Para quem vai tomar a 1º dose é necessário estar acompanhado dos pais ou da autorização. Para que fique imunizado são necessárias as 2 doses com um intervalo de 6 meses. A vacina está sendo aplicada na rede de postos de saúde do município.

Esta HPV é quadrivalente e protege contra 4 tipos: 6, 11, 16 e 18. Os tipos 6 e 11 estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os 16 e 18 estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero. As vacinas fazem parte do calendário Anual de Vacinas do SUS.