terça-feira, 24 de outubro de 2017

Posto de Saúde Sede de Tuparetama retoma exames de prevenção de câncer de colo do útero e de mama a partir desta terça-feira (24)

📷 À esquerda a Enfermeira Chefe e Coordenadora do posto de Saúde Sede de Tuparetama, Daysa Savana (Foto: Fábio Rocha)



Por Fábio Rocha da Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Tuparetama

A Secretaria de Saúde de Tuparetama está oferecendo às quartas-feiras os exames preventivos de câncer de colo do útero e de mama no Posto de Saúde Sede, José Luciano de Lima. Especialmente nesta semana estes exames estão sendo oferecidos na terça-feira (24) nos 3 turnos, à noite a partir das 18hs. Na quarta-feira (25) esta prevenção de câncer vai ser realizada das 7hs às 12hs, das 14hs às 16hs, e a partir das 18hs e na quinta-feira (26) das 7hs às 12hs e das 14hs às 16hs. O exame é marcado no Posto de Saúde Sede.

Os dias de realização dos exames de prevenção de colo do útero e de mama foram aumentados esta semana porque há algum tempo os enfermeiros estavam proibidos por liminar de realizarem este trabalho. Esta limina o Tribunal Regional Federal da 1º Região suspendeu em 18 de outubro 2017. “A liminar proibia o enfermeiro de requisitar exames, realizar consultas e prescrever tratamento aos pacientes da Atenção Básica de Saúde”, disse a Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Sede, Daysa Savana.

Segundo Daysa, é indicado a mulher fazer a prevenção de câncer de colo do útero a partir da 1º relação sexual 2 vez ao ano. O exame clínico do câncer de mama deve ser realizado no mínimo 1 vez ao ano. “O autoexame da mama deve ser feito todas as vezes após cada menstruação”, disse Daysa.