segunda-feira, 30 de julho de 2018

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo iniciará no dia 6 de agosto

📷 Renato Farias, Coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Saúde de Tuparetama com Maria Martins, em 30 de julho de 2018 (Foto: Ívina Bezerra).


Por Fábio Rocha Assessor de Imprensa do Governo Municipal de Tuparetama

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município vai realizar, a partir do dia 6 até 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo. Esta campanha vai vacinar exclusivamente crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina vai ser oferecida em todos os Postos de Saúde do município. O dia D da mobilização nacional desta campanha vai ser dia 18 de agosto, um sábado.

As crianças devem tomar 2 doses destas vacinas sendo a 2ª dose com 30 dias após tomarem a 1ª dose. “A gente está reforçando esta campanha porque em alguns estados do país e em outros países têm casos confirmados de poliomielite e sarampo”, disse Renato Farias, Coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Saúde de Tuparetama.

Segundo Renato, a Secretaria de Saúde de Tuparetama está atualizando estas vacinas das pessoas de todas as idades. Quem ainda não tomou nenhuma dose, tendo de 2 a 29 anos, ou tomou a 1º e falta a 2ª deve realizar esta atualização da carteira de vacinação. “Se não tem nada tem que se atualizar e fazer a vacina”, disse Renato.

As pessoas que tem de 30 a 49 anos tomam uma dose única destas vacinas. A última campanha para estas pessoas foi realizada em 2008. Nesta campanha foi colocado um selinho na carteira de identidade das pessoas que foram vacinadas. Caso algum adulto de 30 a 49 anos não tenha recebido a vacina na campanha de 2008 deve tomar a dose única agora.