sexta-feira, 17 de agosto de 2018

A prefeitura de Tuparetama realizou o Fórum de Educação do Programa Paulo Freire, na quinta-feira (16)

📷 Erenice Nunes, Coordenadora Regional da Educação de Jovens e Adultos da Gerência Regional de Educação de Afogados da Ingazeira, Denize Renato, Coordenadora do Programa Paulo Freire na Secretaria de Educação de Tuparetama, Erlania Cabral, Apoio Técnico do Programa Paulo Freire da Gerência Regional de Educação de Afogados da Ingazeira e Maria Moerbeck, Coordenadora Regional do Programa Paulo Freire da Gerência Regional de Educação de Afogados da Ingazeira, em 16 de agosto de 2018 (Foto: Fábio Rocha).


Por Fábio Rocha Assessor de Imprensa do Governo Municipal de Tuparetama

A prefeitura de Tuparetama, através da Secretaria de Educação do Município realizou o Fórum de Educação do Programa Paulo Freire da Secretaria de Educação de Pernambuco, na quinta-feira 18 de agosto de 2018. Este programa está dedicado a alfabetizar pessoas a partir dos 15 anos. O Fórum foi ministrado por Maria Moerbeck, Coordenadora Regional do Programa Paulo Freire da Gerência Regional de Educação de Afogados da Ingazeira.

O Fórum de Educação do Programa Paulo Freire capacitou os educadores do município para realizarem a avaliação de aprendizagem dos alunos. “Para trabalhar na sala de aula a psicogênese da escrita e da leitura para o educador conhecer o nível da escrita e da leitura do aluno”, disse Maria. Este foi realizado na Secretaria de Educação de Tuparetama, na Rua Santa Cecília, s/n, no Bairro do Centro, em Tuparetama.

Segundo Maria, este programa tem uma duração de 8 meses sendo realizado uma avaliação do aluno no início e outra no final. “Existe um teste cognitivo de entrada e no final do ciclo o teste cognitivo de saída para ver se o aluno está mesmo alfabetizado”, disse Maria.

De acordo com Denize Renato, Coordenadora do Programa Paulo Freire na Secretaria de Educação de Tuparetama, os alunos aprovados vão ser integrados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Muita gente que já saiu desse analfabetismo, mas ainda tem muito por se fazer”, disse Denize.

A Secretaria de Educação de Tuparetama começou aderindo em 2009 ao Programa Paulo Freire da Secretaria de Educação de Pernambuco. Esta adesão deve ser renovada obrigatoriamente todos os anos.

Veja mais fotos abaixo:


📷 Maria Moerbeck, Coordenadora Regional do Programa Paulo Freire da Gerência Regional de Educação de Afogados da Ingazeira, Erlania Cabral, Apoio Técnico do programa Paulo Freire da Gerência Regional de Educação de Afogados da Ingazeira, Erenice Nunes, Coordenadora Regional da Educação de Jovens e Adultos da Gerência Regional de Afogados da Ingazeira, Denize Renato, Coordenadora do Programa Paulo Freire na Secretaria de Educação de Tuparetama e as educadoras Cícera da Silva, Santeonete Nascimento, Cleosmilda Rodrigues, Damiana da Silva, Joseane de Farias, Sandra Aragão, Andréa de Souza, em 16 de agosto de 2018 (Foto: Fábio Rocha).