segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Últimos dias da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

📷 O Zé Gotinha, símbolo da campanha de vacinação contra a poliomielite no Posto de Saúde do Bairro Bom Jesus, 18 de agosto de 2018 (Foto: Valdenice Menezes).

Por Fábio Rocha Assessor de Imprensa do Governo Municipal de Tuparetama

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município está realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo até o dia 31 de agosto. Esta está vacinando exclusivamente as crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Estas crianças devem receber 2 doses das vacinas sendo a 2º dose 30 dias após tomarem a 1º dose. Mesmo as crianças com carteira de vacinação em dia devem tomar as vacinas.

Estas estão sendo aplicadas no Posto de Saúde Sede, José Luciano de Lima e no Posto de Saúde do Bairro Bom Jesus, das 7hs às 12hs e das 14hs às 16hs. As vacinas estão sendo aplicadas no Posto de Saúde do Distrito de Santa Rita, das 7hs às 13hs. “Pais procurem os postos de saúde e levem as crianças para tomarem a vacina”, disse Renato Farias, Coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Saúde de Tuparetama.

Segundo Renato, entre as ações que a Secretaria de Saúde de Tuparetama vai desenvolver esta semana para atingir a meta determinada por o Ministério da Saúde de 95%, está a intensificando da busca ativa. “Aprimorar a busca ativa com os Agentes Comunitários de Saúde”, disse Renato.

A Secretaria de Saúde de Tuparetama está atualizando estas vacinas das pessoas de todas as idades. As pessoas de 2 a 29 anos que não tomaram nenhuma dose, ou tomaram a 1º e falta a 2ª, devem atualizar a carteira de vacinação.

As pessoas de 30 a 49 anos devem tomar uma dose única destas vacinas. Para estas pessoas foi realizada a última campanha em 2008. As identidades das pessoas vacinadas nesta campanha  receberam um selinho da vacinação. O adulto que não tenha recebido esta vacina deve tomar agora.