sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Fonoaudióloga do NASF de Tuparetama usa a tecnologia na reabilitação de pacientes

📷 Drª Rosa Dall´Agnol, fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Tuparetama, em 12 de setembro de 2018 (Foto: Fábio Rocha).

Por Fábio Rocha Assessor de Imprensa do Governo Municipal de Tuparetama

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município está oferecendo reabilitação fonoaudiológica usando óculos de realidade virtual 3D, brinquedos e jogos eletrônicos. A reabilitação vem sendo realizada por a Drª Rosa Dall´Agnol, fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Tuparetama. A consulta está sendo marcada, de segunda-feira à sexta-feira, no PSF Sede, José Luciano de Lima, das 7hs às 12hs e das 14hs às 16hs.

Estes equipamentos tecnológicos fazem parte do material pessoal da Drª Rosa que atende no município nas quartas-feiras e quintas-feiras. Os equipamentos estão sendo usados na reabilitação da voz, da fala e da linguagem, entre outros problemas fonoaudiológicos. “É um projeto muito bom, importante para o desenvolvimento em saúde das crianças”, disse Elizabeth da Silva, secretária de Saúde de Tuparetama.

Segundo a Drª Rosa, o uso da tecnologia tem tornado as sessões de reabilitações atrativas evitando que as crianças abandonem o tratamento e eliminando a barreira da inibição do paciente. “Então tem que transforma o momento importante para o lúdico”, disse a fonoaudióloga.

De acordo com a Drª Rosa, existem jogos e aplicativos lúdicos gratuitos que podem ser baixados para tablet, smartphone ou notebook. “Esses aplicativos são lúdicos, têm que ser, porque não dá para tentar ser amarrado, fechado, porque aí a gente tira o interesse da criança”, disse a Drª Rosa.

Esta fonoaudióloga usa as tecnologias na reabilitação de crianças, adultos e idosos. No município de Tuparetama a maioria dos pacientes desta fonoaudióloga são alunos das escolas municipais. “Eu trabalho com muita criança que vem da escola encaminhada com problema de aprendizagem”, disse Drª Rosa.

Veja mais fotos abaixo:

📷 Paciente em sessão de reabilitação com a Drª Rosa Dall´Agnol, fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Tuparetama (Foto: Drª Rosa Dall´Agnol).