quinta-feira, 4 de outubro de 2018

A Secretaria de Assistência Social de Tuparetama realizou uma palestra sobre saúde bucal para os alunos do SCFV

📷 Ao centro, Roseane Gomes, secretária de Assistência Social de Tuparetama com a Drª Mayara Aragão da Secretaria de Saúde de Tuparetama e Maysa Lima, Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social de Tuparetama, em 1 de outubro de 2018 (Foto: Secretaria de Assistência Social).


Por Fábio Rocha, Assessor de Imprensa do Governo Municipal de Tuparetama

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Assistência Social do Município ofereceu uma palestra de saúde bucal às crianças em situação de vulnerabilidade social, na segunda-feira 1º de outubro de 2018. Esta foi dada por a Drª Mayara Aragão da Secretaria de Saúde de Tuparetama sendo parte das atividades do Programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social de Tuparetama.

Participaram da palestra 100 alunos de 6 a 12 anos que fazem parte do SCFV no município. “Foi bastante relevante na questão da conscientização do conhecimento e do entendimento referente a saúde física e social”, disse Roseane Gomes, secretária de Assistência Social de Tuparetama. Esta foi realizada no Centro de Convivência José Severino da Silva (Zé Pretão), na Av. Dep. Carlos Caribé, nº 209, no Bairro Bom Jesus, em Tuparetama.

A palestra abordou a alimentação saudável, higiene bucal, ensinou a forma correta de escovar os dentes e fez a aplicação de flúor em todas as crianças. Nesta os alunos receberam um kit de higiene bucal com escova de dente, creme dental e 1 toalha. “Uma ação preventiva e de orientação”, disse a Drª Mayara.

Segundo Maysa Lima, Coordenadora do SCFV da Secretaria de Assistência Social de Tuparetama, os alunos deste programa de todos os polos receberam 1 semana antes desta palestra atividades com o tema de saúde bucal. Estas foram desenvolvidas com uma mini apostila, roda de conversa e um desenho livre com tinta guache sobre o tema. “Esse foi um assunto que despertou muito a atenção deles, eles ficaram super empolgados”, disse Maysa.

O SCFV trabalha apenas com alunos em situação de vulnerabilidade social nos Polos de Tuparetama, do Bairro Bom Jesus, da Zona Rural do Logradouro e no Distrito de Santa Rita. Para neste programa as crianças devem está inscritas no Cadastro Único que está sendo realizado na Secretaria de Assistência Social de Tuparetama.

Veja mais fotos abaixo:

📷  Ao centro, Roseane Gomes, secretária de Assistência Social de Tuparetama com a Drª Mayara Aragão da Secretaria de Saúde de Tuparetama, Maysa Lima, Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social de Tuparetama e alunos do SCFV, em 1º de outubro de 2018 (Foto: Secretaria de Assistência Social).

 📷 Drª Mayara Aragão da Secretaria de Saúde de Tuparetama aplicando flúor na palestra de saúde bucal, em 1º de outubro de 2018 (Foto: Maysa Lima).

📷 Aplicação de flúor nas crianças, em 1º de outubro de 2018 (Foto: Maysa Lima).