terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O governo de Tuparetama realizou o hiperdia na UBS Sede, nesta terça-feira (26)

📷 O Drº Luan Mateus, clínico geral, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Daysa Savana, Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Sede da Secretaria de Saúde de Tuparetama em 26 de fevereiro de 2019 (Foto: Fábio Rocha).


Por Fábio Rocha Assessor de Imprensa do Governo Municipal de Tuparetama

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município realizou o Hiperdia, acompanhamento de diabéticos e hipertensos, na UBS Sede, José Luciano de Lima, na manhã desta terça-feira (26). Este foi feito com o tema do carnaval. Neste hiperdia foram feitas orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, alimentação balanceada, realizadas a aferição de pressão, o teste de glicose e consultas com Drº Luan Mateus, clínico geral.

“Eu faço uma triagem para ver quem vai para o médico e quem eu faço o agendamento para passa no médico outros dias”, disse Daysa Savana, Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Sede. O hiperdia desta UBS esta sendo realizado toda última terça-feira de cada mês. As consultas estão sendo marcadas por os 9 Agentes Comunitário de Saúde (ACS) desta UBS. Cada ACS seleciona dos pacientes que acompanha os 10 mais graves.

Segundo Drº Luan, a assistência básica de saúde tem uma função importante no acompanhamento dos diabéticos e hipertensos orientando a mudança de hábitos alimentares para evitar o surgimento de outros problemas de saúde que são graves. “Basicamente infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, cegueira e consequentemente a morte”, disse Dr° Luan.

No caso de algum destes pacientes necessitarem a UBS Sede realiza o exame de eletrocardiograma. “A gente ver quem sente palpitação, desconforto respiratório ou a dor no peito a gente faz um eletrocardiograma nas terças-feiras”, disse Daysa.

De acordo com Daysa, este hiperdia abordou o tema do carnaval porque a maioria dos destes pacientes estão num núcleo familiar com jovens que não procuram, mas precisam de orientações e proteção sexual principalmente nesta época do ano. “Porque eles têm um monte de netos”, disse Daysa.

Veja mais fotos abaixo:

📷 O Drº Luan Mateus, clínico geral, em 25 de fevereiro de 2019 (foto: Fábio Rocha).

📷 O hiperdia da UBS Sede da Secretaria de Saúde de Tuparetama em 26 de fevereiro de 2019 (Foto: Fábio Rocha).

📷 O hiperdia da UBS Sede da Secretaria de Saúde de Tuparetama em 26 de fevereiro de 2019 (Foto: Fábio Rocha).

📷 Daysa Savana, Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Sede da Secretaria de Saúde de Tuparetama em 26 de fevereiro de 2019 (Foto: Fábio Rocha).