terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O governo de Tuparetama realizou o hiperdia na UBS Sede, nesta terça-feira (26)

đŸ“· O DrÂș Luan Mateus, clĂ­nico geral, os Agentes ComunitĂĄrios de SaĂșde (ACS) e Daysa Savana, Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Sede da Secretaria de SaĂșde de Tuparetama em 26 de fevereiro de 2019 (Foto: FĂĄbio Rocha).


Por FĂĄbio Rocha Assessor de Imprensa do Governo Municipal de Tuparetama

A prefeitura de Tuparetama atravĂ©s da Secretaria de SaĂșde do MunicĂ­pio realizou o Hiperdia, acompanhamento de diabĂ©ticos e hipertensos, na UBS Sede, JosĂ© Luciano de Lima, na manhĂŁ desta terça-feira (26). Este foi feito com o tema do carnaval. Neste hiperdia foram feitas orientaçÔes sobre doenças sexualmente transmissĂ­veis, alimentação balanceada, realizadas a aferição de pressĂŁo, o teste de glicose e consultas com DrÂș Luan Mateus, clĂ­nico geral.

“Eu faço uma triagem para ver quem vai para o mĂ©dico e quem eu faço o agendamento para passa no mĂ©dico outros dias”, disse Daysa Savana, Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Sede. O hiperdia desta UBS esta sendo realizado toda Ășltima terça-feira de cada mĂȘs. As consultas estĂŁo sendo marcadas por os 9 Agentes ComunitĂĄrio de SaĂșde (ACS) desta UBS. Cada ACS seleciona dos pacientes que acompanha os 10 mais graves.

Segundo DrÂș Luan, a assistĂȘncia bĂĄsica de saĂșde tem uma função importante no acompanhamento dos diabĂ©ticos e hipertensos orientando a mudança de hĂĄbitos alimentares para evitar o surgimento de outros problemas de saĂșde que sĂŁo graves. “Basicamente infarto agudo do miocĂĄrdio, insuficiĂȘncia renal, insuficiĂȘncia cardĂ­aca, cegueira e consequentemente a morte”, disse Dr° Luan.

No caso de algum destes pacientes necessitarem a UBS Sede realiza o exame de eletrocardiograma. “A gente ver quem sente palpitação, desconforto respiratĂłrio ou a dor no peito a gente faz um eletrocardiograma nas terças-feiras”, disse Daysa.

De acordo com Daysa, este hiperdia abordou o tema do carnaval porque a maioria dos destes pacientes estĂŁo num nĂșcleo familiar com jovens que nĂŁo procuram, mas precisam de orientaçÔes e proteção sexual principalmente nesta Ă©poca do ano. “Porque eles tĂȘm um monte de netos”, disse Daysa.

Veja mais fotos abaixo:

đŸ“· O DrÂș Luan Mateus, clĂ­nico geral, em 25 de fevereiro de 2019 (foto: FĂĄbio Rocha).

đŸ“· O hiperdia da UBS Sede da Secretaria de SaĂșde de Tuparetama em 26 de fevereiro de 2019 (Foto: FĂĄbio Rocha).

đŸ“· O hiperdia da UBS Sede da Secretaria de SaĂșde de Tuparetama em 26 de fevereiro de 2019 (Foto: FĂĄbio Rocha).

đŸ“· Daysa Savana, Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Sede da Secretaria de SaĂșde de Tuparetama em 26 de fevereiro de 2019 (Foto: FĂĄbio Rocha).