quarta-feira, 3 de abril de 2019

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 10 de abril

📷 O Coordenador do PNI, Renato Farias, alerta que pessoas do grupo prioritário devem fazer a imunização contra a Influenza.

Por: José Ivan Dias - Jornalista DRT/PE 4444

A Secretaria Municipal de Saúde através do Programa Nacional de Imunização (PNI) realizará em Tuparetama a 21ª Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio, sendo 04 de maio o “Dia D” de mobilização nacional em todas as Unidades Básicas de Saúde do Brasil.

O Coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, Renato Farias, afirma que neste ano de 2019, o objetivo é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções trazidas pelo vírus da influenza.

“Recebemos o alerta do Ministério da Saúde que recentemente foram descobertas novas mutações do vírus acarretando em inúmeras mortes e internamentos em todo o país e em nosso Estado, a fórmula química da vacina foi alterada para combater essas mutações. Por isso, é importante que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário se imunizem.”, alertou Renato.

As Unidades Básicas de Saúde de Tuparetama localizadas no Centro (Sede) e na Vila Bom Jesus, funcionarão de 7h as 12h e das 14h as 16h, para atender a demanda da Zona Urbana. A Unidade de Saúde do Distrito de Santa Rita atenderá os moradores da localidade e comunidades vizinhas, o horário de funcionamento é de 8h as 12h.

Quem deve tomar a vacina? O público-alvo é formado por pessoas de grupos prioritários: crianças a partir de seis meses até 5 anos 11 meses e 29 dias; idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.