segunda-feira, 17 de junho de 2019

O governo de Tuparetama realizou mais 1 acompanhamento de gestantes na UBS Vila Bom Jesus, nesta segunda-feira (17)

📷 Katiana Valdivino, Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Vila Bom Jesus e Camila Patriota, Coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria de Saúde de Tuparetama em 22 de outubro de 2018 (Foto: Fábio Rocha).


Por Fábio Rocha, DRT-3465, Assessor de Imprensa do Governo Municipal de Tuparetama

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município fez o acompanhamento de gestantes na UBS Vila Bom Jesus, no Bairro Bom Jesus, na manhã desta segunda-feira (17). O acompanhamento de gestantes foi feito por a equipe da UBS com auxílio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria de Saúde de Tuparetama. Esta UBS está acompanhando atualmente 43 gestantes.

As grávidas receberam o atendimento de enfermagem da equipe da UBS, as palestras Fisioterapia para Gestantes e Alterações Emocionais no Período da Gestação dadas por a fisioterapeuta e a psicóloga do Nasf. “Essas palestras fazem parte dos grupos de gestantes e a gente vai variando os profissionais”, disse Katiana Valdivino, Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Vila Bom Jesus.

Segundo Katiana, este acompanhamento acontece na segunda-feira no período da manhã e da tarde com o atendimento de enfermagem fazendo a avaliação do peso, da pressão, dos batimentos cardio fetais, da necessidade de exames e solicitando quando necessário o encaminhamento para médicos especialistas. “A gente acompanha o peso e quando tem uma que está com o peso alterado a gente envia para a nutricionista”, disse Katiana.

A palestra Alterações Emocionais no Período da Gestação foi dada por a Drª Eva Vilma do Nasf da Secretaria de Saúde de Tuparetama. Esta apresentou às gestantes as melhores formas de controlar a ansiedade, de ter um relacionamentos saudável com o marido, com os filhos e com a sociedade em geral. “É importante elas terem conhecimento das alterações na gestação para elas poderem vivenciar uma gravidez mais tranquila”, disse Eva.

De acordo com Maria Siqueira, Fisioterapeuta do Nasf da Secretaria de Saúde de Tuparetama, que deu a palestra Fisioterapia para Gestantes foram apresentados os benefícios que os exercícios de respiração, alongamento e fortalecimento da musculatura do períneo proporcionam às grávidas. “Exercícios preparatórios para o parto e durante o 2º e o 3º trimestre do período gestacional”, disse Maria.