quarta-feira, 31 de julho de 2019

A prefeitura de Tuparetama realizou a VIII Conferência Municipal de Assistência Social na terça-feira (30)

📷 Sávio Torres, prefeito de Tuparetama, realizando reunião de governo em 10 de outubro de 2018 (Foto: Fábio Rocha).


Por Fábio Rocha, DRT-3465, Assessor de Imprensa do Governo Municipal de Tuparetama

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, esteve participando da abertura da VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Tuparetama na terça-feira 30 de julho de 2019. Esta foi feita por a Secretaria de Assistência Social do Município em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Tuparetama. O objetivo foi avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O tema da conferência foi Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social. As propostas aprovadas na conferência municipal vão ser apresentadas na XIII Conferência Estadual de Assistência Social. “Quero desejar a vocês um bom trabalho aqui e tudo que seja dito aqui seja proveitoso”, disse Sávio.

Segundo Roseane Gomes, secretária de Assistência Social de Tuparetama, a conferência foi aberta à participação popular sendo um momento importante para a população elaborar novas propostas que vão atender as necessidades de muitas pessoas. “A gente está aqui em prol de melhorias pra nossa sociedade”, disse Roseane.

Na conferência foi realizada uma apresentação cultural com os usuários do SCFV da Secretaria de Assistência Social de Tuparetama e uma palestra dada por Tárcio de Oliveira, assistente social do Programa Criança Feliz da Secretaria de Assistência Social de Tuparetama, com o mesmo tema da conferência. Depois foram formados 3 grupos de trabalhos com todos os presentes.

Estes debateram os eixos temáticos Assistência Social: Direito do Povo, Assistência Social: SUAS com participação social, Assistência social e o financiamento público para elaborar as propostas das novas diretrizes do SUAS e elegeram 4 delegados. Estes tendo 2 representantes do governo e 2 da sociedade civil cada um com suplente para representar o município na XIII Conferência Estadual de Assistência Social.

Os delegados eleitos para representar o governo foram Roseane Gomes e Tárcio de Oliveira. Os suplentes eleitos destes foram Maria Nogueira e Júlia Mendes. Os delegados eleitos da sociedade civil foram Marcelo da Silva e Josivan Silva. Os suplentes eleitos destes foram Cleide de Sales e Damiana Marques.

Participaram da mesa da VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Tuparetama a vereadora por Tuparetama, Vandinha da Saúde, Júlia Mendes, presidenta do CMAS, Eliene Ramos, Assistente Social do Cras da Secretaria de Assistência Social de Tuparetama, Roseane e Damiana Marques representante dos trabalhadores rurais do Bairro Bom Jesus. Todos os municípios devem realizar a conferência municipal de 2 em 2 anos.

*SCFV: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
*Cras: Centro de Referência em Assistência Social

Serviço

Local: Teatro Municipal Manoel Filó
Rua: Monsenhor Rabelo, nº 5
Bairro: Centro, em Tuparetama