segunda-feira, 29 de julho de 2019

A Unidade Mista de Saúde Severino Souto de Siqueira começou a fazer os testes de HIV, sífilis, hepatite B e C nas gestantes antes dos partos na segunda-feira (22)

📷 Unidade Mista de Saúde Severino Souto de Siqueira em 13 de dezembro de 2018 (Foto: Fábio Rocha). 


Por Fábio Rocha, DRT-3465, Assessor de Imprensa do Governo Municipal de Tuparetama

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município está realizando os testes de HIV, sífilis, hepatite B e C nas gestantes antes de iniciar os partos e nos recém-nascidos na Unidade Mista de Saúde Severino Souto de Siqueira tendo sido iniciado na segunda-feira 22 de julho de 2019. Todas as gestantes estão realizando estes testes sendo o parto normal ou de cesária.

Estes só são feitos nos recém-nascidos no caso do resultado ter dado positivo para as mães. Ao realizar estes testes antes do parto o município tem como, no caso do resultado ser positivo para a mãe, evitar a contaminação dos recém-nascidos. “Estes testes estão levando mais benefícios à população na área de saúde”, disse o prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB-PE).

Segundo Sávio, este governo está realizando as cirurgias de cesárias, nas quartas-feiras, na Unidade Mista de Saúde oferecendo a comodidade das gestantes terem os filhos na própria cidade. “As cirurgias de cesárias que não eram feitas pela gestão anterior do ex-prefeito Dêva Pessoa agora estão sendo feitas no município”, disse Sávio.

De acordo com Elizabeth Gomes, secretária de Saúde de Tuparetama, o município realiza estes testes com todas as gestantes durante o pré-natal, mas o protocolo do Ministério da Saúde exige repetir antes do parto porque as mães podem ter relações sexuais após o último teste feito podendo contrair alguma doença. “Portanto, demonstrando todo o cuidado dessa gestão com a população”, disse a secretária de Saúde.

Avanços da saúde no governo Sávio Torres

A Unidade Mista de Saúde oferece médico diário e salas equipadas

Sávio colocou médico diário nos 1.ᵒˢ dias de gestão na Unidade Mista de Saúde Severino Souto de Siqueira. Na sexta-feira 05 de julho de 2019, Sávio inaugurou uma reforma desta unidade tendo feito rampas de acessibilidade, iluminação externa, retelhamento, pintura geral, revisão elétrica, hidráulica, reformado o estacionamento e colocado bancos. Esta foi feita com recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Ricardo Teobaldo (Podemos-PE).

Realizando mais avanços na saúde, Sávio colocou em serviço vários veículos e entregou, em setembro de 2018, à Unidade Mista de Saúde Severino Souto de Siqueira, entre outros equipamentos, mesa cirúrgica, foco refletor, cardioversor e ventilador pulmonar. Estes estão equipando a sala vermelha desta unidade formada por a urgência, a emergência e o bloco cirúrgico.

O prefeito colocou a serviço da Unidade Mista de Saúde, 1 ambulância Fiorino, do TFD, 1 Ducato, do PSF do Bairro Bom Jesus, 1 Argo, do PSF Sede, 1 Onix, do PSF do Distrito de Santa Rita, 1 ambulância Fiorino e 1 L200. Na sexta-feira 11 de janeiro de 2019, Sávio colocou em serviço 1 ambulância Semi UTI. Os veículos e os equipamentos de saúde foram comprados com recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Ricardo Teobaldo (Podemos-PE).

* Tratamento Fora do Domicílio (TFD)