quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Outubro Rosa: Secretaria de Saúde finaliza campanha na UBS da Vila


Por José Ivan Dias

Cuidar da saúde e bem-estar da mulher tuparetamense tem sido prioridade da atual gestão municipal. A secretaria de Saúde intensificou a campanha do Outubro Rosa nas zonas rural e urbana e encerrou o ciclo de atividades na manhã desta terça-feira (5), com as mulheres da Vila Bom Jesus.

A coordenação de Atenção Básica de Saúde promoveu um mutirão de consultas com atendimento clínico para prevenção do câncer de mama com a ginecologista, Catharina Amaral. A médica realizou uma média de 30 atendimentos com exame de colposcopia, como parte do protocolo de saúde à mulher que prevê o rastreamento do câncer de colo do útero.

De acordo com a enfermeira responsável pela UBS da Vila, Katiana Valdevino, ao longo do mês de outubro foram realizadas uma média de 90 prevenções com mamografias, ultrassom de mamas, palestras, encaminhamento de exames especializados e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.

No final da manhã, funcionárias e funcionários da unidade, juntamente com o coordenador de Atenção Básica, Marco Magalhães, promoveram um momento de vivência coletiva entre as presentes, num momento que facilitou a troca de experiências entre elas e a comunicação com profissionais de saúde para tirar dúvidas.

📷Outubro Rosa encerra campanha com mutirão na UBS da Vila Bom Jesus e confraternização entre as mulheres atendidas e profissionais da unidade.


Fotos: Divulgação Ascom PMT