quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Prefeitura de Tuparetama contrata novo médico para UBS sede e profissionais de saúde participam de capacitação

📷 O médico Josualdo Petrônio foi recepcionado pela vereadora Vaninha e pela secretária de Saúde, Elizabeth Gomes.
Foto: Ascom PMT 
Por José Ivan Dias

Após ouvir os pedidos da população, o prefeito Sávio Torres autorizou a contratação de médico para a UBS sede José Luciano. De acordo com a secretária de Saúde, Elizabeth Gomes, desde a última segunda (11), a unidade já conta com os atendimentos e consultas do médico Josualdo Petrônio, que atenderá nas segundas, terças e quartas.

A secretária afirmou ainda que diante da indefinição do Ministério da Saúde sobre o lançamento de edital para contratação de profissionais do Programa Mais Médicos, algumas unidades de Tuparetama também foram afetadas, pois o pagamento do médico era realizado através de repasses do Governo Federal.

Prontuário eletrônico nos postos de saúde


📷Profissionais da Saúde recebem orientações sobre o prontuário eletrônico. Foto: Ascom PMT
Na manhã desta quarta (13), profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município, participaram de uma capacitação para uso de um novo programa que em breve chegará nas as unidade município, a implantação do prontuário eletrônico.

O software (aplicativo) foi criado para registrar e guardar todas as informações dos atendimentos aos cidadãos, armazenando detalhes da consulta e do diagnóstico, como os medicamentos prescritos, os procedimentos realizados, o resultado de exames e a evolução do paciente.

A ferramenta agiliza o atendimento, inclusive o encaminhamento para serviços especializados, e reduz custos, porque evita, por exemplo, a duplicidade de exames e a retirada indevida de produtos nas farmácias. Também é uma maneira de controlar e fiscalizar os procedimentos realizados no SUS.