segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Tuparetama encerra campanha do Outubro Rosa com aulão de aeróbica


📷Prefeito Sávio Torres visita unidade móvel de mamografias 


Por José Ivan Dias

Para conscientizar sobre a importância da prevenção ao segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e que atinge potencialmente as mulheres, a Secretaria de Saúde de Tuparetama realizou uma intensa mobilização na Campanha do Outubro Rosa 2019. Diversas ações foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde José Luciano de Lima (sede), Vila Bom Jesus e Santa Rita, que garantiu o acesso do público feminino aos exames preventivos, consultas, palestras, rodas de conversa e orientações sobre autoexame. 

A campanha teve um importante auxílio de prevenção e diagnóstico do câncer de mama através do projeto Amigo do Peito, com a passagem da unidade móvel de mamografias digitais e gratuitas. Outro importante auxílio ficou por conta do projeto Prevenção para Tod@s do Governo de Pernambuco, realizando testes rápidos para prevenção e diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis.

Satisfeito com a repercussão positiva da campanha, o prefeito Sávio Torres, afirmou que uma série de serviços foram ofertados para atender a demanda do público feminino e garantir o acesso aos serviços especializados em saúde da mulher. 

Segundo Elizabeth Gomes, secretária de Saúde, a programação do Outubro Rosa promoveu uma conscientização preventiva sobre os cânceres de mama e do colo do útero. “A informação é primordial para o combate aos dois tipos de câncer que mais acometem as mulheres no país. Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento maiores são as chances de cura, por isso, a importância de uma campanha mais combativa.”, alertou a secretária.


Para finalizar as atividades da campanha, foi realizado um mutirão de consultas com a ginecologista Dra. Catharina Amaral, que atendeu a demanda reprimida de ginecologia. Os atendimentos auxiliaram as mulheres em seus tratamentos e exames clínicos.

De acordo com o coordenador da Atenção Básica do município, Marco Magalhães, ao total foram realizadas 90 mamografias, 70 testes de HIV, Hepatites e Sífilis; 70 ultrassons de mama, 120 prevenções, 25 colposcopias e atendimentos ginecológicos.

Aulão aeróbico mobiliza mulheres no encerramento da campanha

A Academia da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde e o NASF realizou o projeto “Medida Certa”, iniciativa voltada ao público feminino do município como atividade alusiva ao Outubro Rosa. Foram realizados alguns acompanhamentos como índice de massa corporal, relação cintura-quadril, dentre outras.

Ao final do projeto, realizado no último dia 4 de novembro, houve premiação para as três participantes que obtiveram o melhor resultado e distribuição de brindes para as demais participantes. Finalizando a noite, as presentes tiveram um aulão aeróbico com o educador físico, Rogério Rocha, da cidade de Brejinho-PE.

Para o coordenador da Academia da Saúde, Josinaldo Bernardino, o público feminino aderiu bem ao projeto, porém ele espera que “as atividades físicas se tornem rotina na vida das mulheres tuparetamenses”.

Fotos: Ascom Prefeitura de Tuparetama